Social Icons

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Torta com mousse de chocolate

Esta torta costuma sair-me sempre bem e eu adoro-a.
Retirei esta receita do fórum Comunidade dos Gulosos - Petiscos, a sua autora é a Ddar. Agradeço-lhe imenso ter colocado a sua receita.

Ora bem, a torta costuma sair sempre bem, mas desta vez houve um pequeno problema. Não com a torta, mas com o forno. Passo a explicar.
O forno é a gás na parte de baixo e eléctrico na parte de cima. Quando a torta está cozida tenho de desligar o gás e ligar o eléctrico para ficar seca por cima e dessa forma não colar ao pano. O problema esteve aí, esqueci-me de ligar a parte de cima :-(
Metade da torta não colou ao pano e ficou linda e maravilhosa. A outra metade ficou um pouquinho frouxa. Enfim da próxima vez não me posso esquecer.
Até porque tenho de ir treinando a enrolar tortas para que o Tronco de Natal fique perfeito ;-)

Tirando esse pequeno acidente, a torta ficou muito boa como sempre e comeu-se toda ao jantar de ontem.

Passando à receita.

Ingredientes:
- 5 Ovos
- o peso de 3 ovos de açúcar
- o peso de 2 ovos de farinha, sendo que nesse peso deve incluir uma colher de sopa de maizena
- 1 colher de chá de fermento em pó


Bater as gemas com o açúcar, muito bem, até ficar um creme esbranquiçado.
Bater as claras em castelo.
Peneirar as farinhas e o fermento.
Envolver alternadamente as claras e a farinha, com muito cuidado.
Ligar o forno para ir aquecendo, a 180º.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal, ou então untar com margarina e polvilhar com farinha. Verter para dentro dele o preparado e levar a cozer ao forno.

Muita atenção para não cozer demais, a torta deve ficar fofa.
Depois é só desenformar para um pano polvilhado de açúcar, rechear, enrolar e decorar a gosto.

Eu recheei com mousse de chocolate. Tinha um pacote de mousse instantânea a terminar a data. Não gosto muito de mousse de chocolate instantânea, faço uma caseira muito boa, mas tínhamos comprado um pacote para uma urgência.



Depois de recheada, enrolada e decorada, levei ao frigorífico para a mousse ficar fresquinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário