Social Icons

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Feijoada de grão-de-bico

Ok, eu sei o título é estranho. O problema é que eu não sei que nome se dá ao prato que vos vou apresentar hoje. Foi o nosso almoço e é muito apreciado cá em casa.
Os nossos irmãos Brasileiros chamam-lhe Feijoada de Grão-de-bico e eu resolvi adoptar o nome.
Eu adoro, tanto cozinhá-lo como comê-lo.
A mistura de cheiros, aromas é fantástica.

Vamos lá apresentar a minha feijoada de grão-de-bico.

Ingredientes:

- cebola
- alho
-azeite
- meio frango
- 500gr de carne de vaca
- meia chouriça
- 1 cenoura
- 1 tira de barriga de porco salgada
- 250gr de massa cotovelinhos
- 2 frascos de grão-de-bico cozido (aproximadamente 800gr depois de escorrido)
- massa de tomate
- piri piri em grão
- sal
- folhas de loureiro
- salsa
- pimenta branca
- cominhos

Preparação:
Faz-se um refogado com a cebola picada, alho e azeite. Depois da cebola estar bem douradinha coloca-se a carne de vaca partida em pedaços pequeninos para ir cozendo lentamente.
Tempera-se logo com piri piri, salsa e a folha de loureiro. Não se tempera já de sal, visto que a barriga de porco é previamente salgada, só depois desta estar adicionada é que se prova e coloca sal se necessário.Coloca-se também um pouco de massa de tomate.
Deixa-se cozinhar.

Quando virmos que a carne de vaca já está um pouco cozida, junta-se o frango partido também em pequenos pedaços, a chouriça às rodelas e a barriga de porco salgada cortada em cubinhos. Deixa-se cozinhar um pouco. Nesta fase provamos para saber se necessita de sal. Hoje precisou!!!

Adiciona-se a cenoura partida para dar um colorido ao prato, adiciona-se também a massa cotovelinhos para ir cozendo.
Deixa-se levantar fervura e adiciona-se o grão de bico cozido. Normalmente ele ainda vem duro e precisar cozer um pouco.
Novamente, levanta fervura e provamos para rectificar os temperos de sal. Coloca-se um pouco de pimenta branca e de cominhos. Dá um cheirinho e um sabor bastante agradável.
E pronto é só deixar terminar e saborear um prato muito bom!!!

Bom apetite.



P.S.: Esqueci-me de mencionar uma coisa. Eu fiz com as quantidades que apresentei. Deu para o nosso almoço de hoje, somos 4 pessoas e congelei o resto que dará para outra refeição, para nós os 4.
Rende bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário