Social Icons

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jantares por 6€–Parte V

Esta é a última receita da rúbrica jantares por 6€.
Bacalhau escondido
E o prato de hoje é: Bacalhau escondido.
Baptizei este prato assim, não me lembrei de mais nenhum Alegre
Ora vamos à receita.

Ingredientes:
- 500gr de bacalhau desfiado, demolhado e ultra congelado (mais uma vez comprei no Lidl, passando a publicidade)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- pimenta
- 1 folha de loureiro
- 1 ramo de salsa
- azeite
- batatas
- manteiga
- 3 gemas de ovo

Preparação:
Em primeiro lugar tratei do puré de batata. Podem fazer instantâneo ou congelado, eu prefiro fazer o meu de raiz.
Cozi as batatas em água tempera de sal.
Depois de cozidas, passei-as no passe-vite juntei 2 gemas e 2 colheres de sopa de manteiga. Envolvi tudo até ficar cremoso. Necessitam de manteiga e de gemas de ovo conforme a quantidade de batata. Convém começar com pouco, ir envolvendo e adicionando até o puré ficar bem cremoso.
De seguida preparei o bacalhau.
Levei-o ao lume numa panela com água até ferver. Retirei e deixei arrefecer.
Numa panela coloquei a cebola às rodelas e o alho picado.  Adicionei azeite e levei ao lume brando até a cebola ficar translúcida.
Adicionei o bacalhau e deixei cozinhar, mexendo sempre.
Temperei com pimenta branca acabada de moer, folha de loureiro e ramo de salsa. Deixei cozinhar mais um pouco.
Numa assadeira coloquei no fundo o bacalhau e por cima o puré.
Pincelei toda a parte de cima do puré com uma gema de ovo e fiz uns desenhos com o garfo.
Levei ao forno até a parte de cima estar bem gratinada.
Ficou muito bom, é uma experiência a repetir.
Bom apetite!!

1 comentário:

  1. Lola querida,vou ter que sair,comprar bacalhau e fazer a sua BELÍSSIMA receita,me deu agua na boca,menina!!!
    Agora um convite:passe no meu blog sonhos e encantos,estou homenageando meus queridos(AS)amigos(as)de Portugal.Apareça por lá,e me diga o que achou...
    Beijos amigos,Leninha

    ResponderEliminar