Social Icons

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Massa à lavrador à minha maneira

Se há coisa que aprendi neste mundo dos blogs foi que devemos ter sempre uma lista, um inventário actualizado do que temos em mercearia e em congelados.
Ora foi uma regra que coloquei em prática cá em casa. Na porta do frigorífico existe uma folha dobrada a meio, de um lado a lista de mercearia do outro a dos congelados.
E estão actualizadas. Sabes exactamente tudo o que existe no congelador e no armário.
É óptimo porque desta forma evitamos deixar comida estragar-se e evitamos de ir ao supermercado e comprar coisas que temos em casa.
Com os inventários actualizados torna-se muito simples elaborar a lista de compras.
Torna-se também muito simples elaborar as ementas.
É uma regra base para se ter em casa, para termos uma boa economia doméstica, com um orçamento saudável.
Tudo isto para vos dizer que na minha lista do congelador constava os seguintes itens:
- 1/2 frango
- 1 bife de vaca
O que fazer com isto? Perguntava-me eu.
Bem a resposta foi simples: Massa à lavrador. Mas simples, assim à minha maneira Alegre

Massa à lavrador

Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- azeite
- 1/2 frango
- 1 bife de vaca
- barriga de porco
- chouriço de carne
- feijão vermelho
- 250gr de massa a gosto
- 1 folha de loureiro
- salsa
- sal
- pimenta
- piri piri seco
- cominhos

Preparação:
Pique a cebola e o alho e faça um bom refogado com o azeite.
Coloque as carnes e tempere com o sal, o piri piri, coloque a folha de loureiro e a salsa.
Deixe refogar e apurar bem.
Quando as carnes estiverem com a sua cozedura adianta coloque a massa e o feijão vermelho. O meu estava congelado.
Tempere com a pimenta branca acabada de moer e os cominhos.
Quando a massa estiver a ficar cozida retifique os temperos.
Está pronto.
Bom apetite!!!

Nota: a massa à lavrador originalmente leva couve, eu optei por não colocar.
Leva também mais carnes de porco. Resolvi fazer mais simples, não tão pesada e estava deliciosa.

No final desta refeição senti-me contente. Estava óptimo de paladar e consegui dar saída aqueles 2 itens do congelador sem estragar comida.

Sem comentários:

Enviar um comentário