Social Icons

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bolo de chocolate

O meu B. fez anos dia 12 deste mês. Ai como o tempo passa.
Bem, lamechices à parte!!!

Vou deixar-vos a receita do bolo que fiz para esse dia.
Não foi nada de muito espectacular. Um bolo simples com cobertura de chocolate. Mas eu sei que ele adora, por isso foi bem ao gosto dele.



A receita do bolo foi a receita do bolo de brigadeiro da Orquídea. Adorei, muito fofinho.
A cobertura foi outra, mais simples.

Ingredientes para o bolo:
- 5 ovos
- 2 chávenas açúcar
- 100gr de chocolate em tablete
- 1/2 chávena óleo
- 1 chávena água quente
- 2 1/2 farinha com fermento

Preparação:
Derreter o chocolate em banho-maria.
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas e o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Junte a água a ferver ao chocolate derretido e adicione ao creme de gemas com açúcar. Vá batendo enquanto adiciona o chocolate para as gemas não cozerem.
De seguida junte o óleo e a farinha.
Adicione as claras envolvendo bem mas sem bater.
Eu levei ao forno a 180º, atenção que o forno já estava quente.
Enquanto cozia fiz a cobertura.

Ingredientes para a cobertura:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de leite
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó

Numa caçarola coloque os ingredientes e leve-os a lume brando enquanto vai mexendo sempre, para não queimar e para que os ingredientes fiquem bem envolvido.
Eu fiz 4 colheres de sopa de cada pois era suficiente para o que eu precisava, mas se necessitar acrescente mais.
Prove para ver se está bom de açúcar.

Depois do bolo cozido, desenforme e cubra com o creme que fez anteriormente.
Decore a gosto.

Estava mesmo muito bom.
O B. adorou e eu fico sempre muito contente.

Obrigado Orquídea pela receita do bolo, é óptima ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário