Social Icons

terça-feira, 30 de abril de 2013

Como organizar a sua despensa

 

 

Os posts sobre organização vão continuar e esta semana vamos falar da organização da despensa.

Ter um bom stock de alimentos e detergentes é muito bom, mas se por falta de organização deixarmos os alimentos ultrapassar o prazo de validade torna-se muito mau.

De nada adianta comprar a bons preços se depois vai parar ao lixo.

Esta é uma das minhas principais preocupações. Ter os stocks arrumados e organizados de forma a saber o que tenho, a poupar e não deixar que nada se estrague.

Ora vamos lá ver algumas dicas para organizar a despensa.

 

 

 

1. Comece por tirar tudo o que tem na despensa e verificar todas as datas de validade, o que estiver fora de prazo coloque logo num saco para o lixo. Faça isso sozinho, desta forma poderá concentrar-se melhor e pode trabalhar à sua maneira.

 

2. Limpe muito bem todas as prateleiras da sua despensa. Use um pouco de detergente, ou então utilize água e um pouco de vinagre para o fazer, barato e eficaz.

 

3. Organize a despensa por categorias. As massas todas numa prateleira, os enlatados noutra, e por aí a diante.

 

 

 

4. Utilize cestos e caixas de plástico para organizar os itens pequenos. Por exemplo, as especiarias, as gelatinas e pudins instantâneo, entre outras coisas. Desta forma é mais fácil para encontrar o que procura.

 

 

 

5. As embalagens abertas, por exemplos arroz, farinha, massas, entre outras, guarde em frasco de vidro ou plástico. Preferencialmente de vidro, pois estes não reagem com facilidade à mudança de temperatura como os de plástico.

 

 

 

6. Se é daquelas pessoas que gosta de ter tudo em frascos, não se esqueça de colocar uma etiqueta a identificar o que está guardado em cada um. Mas mais importante do que isso, não se esqueça de colocar a data de validade nessa mesma etiqueta.

 

 

 

7. Ao fazer fileiras de produtos, coloque à frente os produtos com data de validade menor e que precisam ser consumidos em primeiro lugar.

 

8. Use as prateleiras de baixo para os itens mais pesados como as garrafas de água e de sumos.

 

 

 

9. Nunca guarde produtos de limpeza juntamente com a comida. Coloque separadamente.

 

Despensa_1

 

 

10. Faça o inventário da despensa e mantenha-o atualizado de forma a facilitar-lhe a vida quando fizer a lista de compras.

 

Mantenha a despensa sempre limpa e organizada para que não entre no caos de não saber o que tem e como tem.

 

Atenção: Todas as fotos foram retiradas da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário