Social Icons

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ideias para tentar ajudar

Noto que há cada vez mais uma procura por posts com ideias para tentar ajudar a atravessar a crise.

Eu não tenho nenhuma formula mágica, antes tivesse, mas posso tentar dar algumas ideias.

Já comecei a abordar este tema com este post, sobre ideias para os lanches e pequenos almoços.

Neste post vou abordar os lanches ajantarado de domingo, em família.

 

Faça folhados e congele

Fazer folhados

Bem sei que não é fácil encontrar massa folhada fresca, mas por exemplo no Lidl encontra-se uma massa folhada fresca fantástica.

A qualidade é muito boa e tem uma vantagem que para mim bate qualquer massa folhada fresca que se encontra em outras superfícies comerciais, a massa do Lidl é rectangular!!!

Para o recheio pode usar o que mais gostar, carne picada, preparado de frango, queijo, fiambre, salsicha, alheira, leitão (que tenha sobrado de alguma refeição), há um sem fim de ingredientes que pode usar nos seus folhados. E pode aproveitar sobras de outras refeições para preparar os seus folhados!!!

Faça em quantidade e congele. Para que não tenha de estar sempre a preparar folhados, faça-os em quantidade, congele e quando necessitar é só descongelar e colocar no forno.

 

Faça empadas

Fazer empadas (2)

Outra ideia, semelhante bem sei, mas igualmente deliciosa é fazer empadas.

Pode fazer a sua própria massa ou comprar massa fresca fazer as empadas e congelar como os folhados. Já há no mercado uma massa deliciosa para empadas. Infelizmente ainda só se encontra em superfícies comerciais espanholas como o Froize ou o El Corte Inglês.

Fazer empadas (1)

Eu comprei esta massa no Froize, cortei em rodelas e fiz as minhas empadas com as formas dos queques. Recheei com preparado de frango e bacon, congelei até precisar de as usar. Com uma massa fiz 7 empadas.

 

Ao fazer as suas próprias empadas e os folhados acaba por poupar no supermercado.

 

Um prato de carnes frias, enchidos

Se colocar na mesa um prato de carnes frias, fatias de fiambre, de presunto, chourição, paio york, queijo fatiado, uma morcela assada e/ou uma alheira bem preparada, juntamente com um cesto de pão vai ser uma festa. Toda a gente adora de um bom enchido com pão e por pouco dinheiro consegue-se preparar um belo prato de carnes frias. Morcelas ainda hoje as encontrei a 1€ a unidade, o mais caro é mesmo a alheira mas mesmo essa não é nenhuma fortuna.

 

Completar com alguns salgados

Pode completar a mesa do lanche ajantarado com alguns frutos secos salgados, cajus, amendoins, amêndoas, são sempre do agrado.

 

Sopa

E que tal terminar este lanche ajantarado com uma bela sopa? De legumes ou até caldo verde ou canja, vai ver que a família vai gostar e acabam muito bem este lanche com um elemento bem saudável.

2 comentários:

  1. Olá

    é a primeira vez que comento e nao conhecia o teu blog mas já ganhas-te mais uma seguidora!

    Tens aqui optimas ideias!

    Parabens pelo trabalho! =)

    passa pelo meu

    beijos

    ResponderEliminar
  2. olá Lola!

    Belas dicas sim senhora.Nesta altura,todas as dicas são bem vindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar