Social Icons

quinta-feira, 31 de março de 2011

Arroz de forno

Aprende-se imenso com a internet. Há pessoas que pensam o contrário e só falam da parte menos boa da internet. Mas a verdade é que é uma ferramenta que para mim é indispensável.
Desde que a comecei a usar que aprendi imenso. A nível cultural, a nível escolar, de culinária e pastelaria, conheci o B. :-), aprendi a fazer algumas manualidades, enfim podia continuar com esta lista.
E na verdade estamos sempre a aprender. 
Numa das muitas vezes que visitei a Luísa Alexandra vi este post sobre Arroz de forno e fiquei com vontade de experimentar.
Agora afirmo que sempre que faço assados faço arroz de forno. É simples de fazer, enquanto o assado termina o arroz fica pronto e ainda por cima poupo pois uso o calor do forno para fazer o arroz e não tenho de ligar o fogão.
E fica delicioso. Todos adoram!!!
Cada vez mais adoro esta ferramenta, a internet :-)

 
Então eu faço o arroz de forno exactamente como ela explicou.
Coloco numa assadeira, neste caso uso um alguidar de barro tradicional, uma medida de arroz, uma medida de água e uma medida de molho da carne.
Coloco o alguidar no forno na altura que viro a carne.
Quando levantar fervura provo para confirmar se necessita de mais sal, pois o molho da carne já está temperado.
Enquanto a carne termina de assar o arroz fica pronto.
Muito, muito simples.

3 comentários:

  1. Fico muito contente que tenha contribuído para te ajudar na cozinha, esta receita aprendi com a minha Mãe, que faz sempre o arroz de forno nas alturas de mais frio em que se usa o forno, aproveita-se e faz-se tanto a carne no forno como o arroz, fica óptimo.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, eu tb tenho aprendido imenso! E quando usada convenientemente a Internet só tem mais valias!
    Tb estou tentada a expermentar esse arroz!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Oi Lola!!!Concordo com vc,tbém tenho aprendido muito com vc e outras queridas blogueiras...qto ao arroz,minha mãe sempre fez aos domingos para o "ajantarado" coisa que por aqui não se usa mais...só que o dela era um pouco diferente.Era mais ou menos assim:depois do arroz pronto(ainda quente)adicionar 2 colheres de manteiga.Deixar esfriar e juntar 3 gemas bem batidas,queijo parmeson à vontade e colocar em um refratário.Pincelar com gemas batidas e polvilhar com farinha de rosca e queijo ralado.Levar ao forno para dourar.Fica uma delícia!!!Bjsss

    ResponderEliminar